Pesquisar

segunda-feira, 15 de setembro de 2014

Choque anafiláctico

Resumo


Anafilaxia (ou anafilaxis) é uma reação alérgica sistémica, severa e rápida a uma determinada substância, chamada alergénico ou alérgeno, caracterizada pela diminuição dapressão arterial, taquicardia e distúrbios gerais da circulação sanguínea, acompanhada ou não de edema da glote. A reacção anafiláctica pode ser provocada por quantidades minúsculas da substância alergénica. O tipo mais grave de anafilaxia — o choque anafiláctico — termina geralmente em morte caso não seja tratado.
Sintomas
Os sintomas da anafilaxia geralmente ocorrem dentro de minutos de exposição a um alérgeno. O ponto entre a exposição e o nível de sensibilidade ao alérgeno que marca o a potência e intervalo de tempo para desencadear a reação alérgica. 1
Os sintomas podem incluir estresse respiratório, hipotensão (baixa pressão sanguínea), síncope (desmaio), coma, urticária, angioedema (inchaço da face, pescoço e garganta) e coceira. Os sintomas estão relacionados à ação da imunoglobulina e da anafilatoxina, que agem para liberar histamina e outras substâncias mediadoras de degranulação. A histamina induz à vasodilatação e a broncoespasmo (constrição das vias aéreas), entre outros efeitos.
Tratamento
Tratamento médico deve incluir a injeção de epinefrina intramuscular, anti-histamínicos e corticosteroides se necessário, administração de oxigênio caso necessidade e até entubação orotraqueal durante o transporte até um hospital. Se há angioedema profuso, uma traqueostomia de emergência pode ser requerida para manter a oxigenação.
O tratamento clínico da anafilaxia por um médico e no hospital objetiva tratar a reação de hipersensibilidade, tanto quanto os sintomas.
Drogas antihistamínicas (que inibem os efeitos da histamina nos receptores desta substância) são frequentemente requeridas. A hipotensão é tratada com fluidos intravenosos e às vezes com drogas vasoconstritoras.
Para o broncoespasmo, drogas broncodilatadoras são utilizadas.
Em casos graves, tratamento imediato com epinefrina é essencial para salvar a vida do paciente. Cuidados de suporte com ventilação mecânica também podem ser requeridos imediatamente.

Esquema

















"Beija namorado é sofre choque anafilatico"

Uma adolescente britânica, de 14 anos, do condado de Bedfordshire, na Inglaterra, que tem alergia a nozes teve de ser hospitalizada após beijar seu namorado, que tinha comido cereais com avelãs. Um vestígio de avelã entrou no sistema digestivo de Laura Kukic, na escola, e, em poucos minutos, seu rosto inchou e ela ficou com dificuldades de respirar, sintomas típicos de quem sofre um choque anafilático. Funcionários do hospital para onde ela foi levada aplicaram uma injeção de adrenalina na adolescente, que se recuperou totalmente. A experiência a motivou a alertar outros adolescentes, que tenham o mesmo problema, que beijar pode ser perigoso. "Quem adivinharia que um rápido beijo nos lábios pudesse ser tão perigoso?", disse Kukic. O incidente ocorreu, no mês passado, após a adolescente ter encontrado seu namorado antes de ir à aula na escola Harlington Upper School. "Foi apenas um beijo amigável para dizer 'oi'. Nada fora do comum, apenas um breve toque de lábios", disse. Kukic foi diagnosticada com grave alergia quando tinha três anos de idade e tem de andar sempre com seu autoinjetor de adrenalina. Sua alergia é tão forte que qualquer contato com nozes, por menor que seja, pode gerar uma reação severa. Seu rosto incha, sua garganta fecha e é difícil para ela respirar. "Eu não tinha percebido nada, mas meu namorado pôde ver meu rosto inchando, a ponto de minha cabeça parecer nitidamente maior." "Aí ele disse: 'Comi cereais com avelãs, mas isso foi há cerca de uma hora, e eu escovei meus dentes e tomei algo, com certeza não va iter problema."

Vídeos



























Fontes

. www.wikipedia.com  
. www.g1.globo.com
. www.marski.org
.www.youtube.com/r2editorial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário